PERÍODO DA FORMAÇÃO

Outubro 2019 à 

Setembro 2020

LOCAL

Instituto Ibietê - Marechal Floriano / ES (1h30 de Vitória)

CONTEÚDO

12 Módulos

192 horas práticas e teóricas

A agroecologia é uma ciência que busca encontrar formas que permitam alimentar e abastecer a população de forma associada ao equilíbrio ambiental, integrando princípios ecológicos, agronômicos, sociais e econômicos.


Os Sistemas Agroflorestais representam essa estratégia agroecológica de forma que essa produção funcione como um agroecossistema, permitindo a diversificação da produção, gerando maior soberania e segurança alimentar, estabilidade econômica e uma relação mais harmônica com a Terra.


Aprenda técnicas e conceitos essenciais sobre implantação de Sistemas Agroflorestais seguindo os preceitos da agroecologia, em consonância com o meio ambiente.

Conheça os módulos dessa formação

Estado da arte dos Sistemas Agroflorestais

26 à 27 de outubro 2019

1º Módulo

Implantação e manejo de Sistema Agroflorestal

23 à 24 de novembro 2019

2º Módulo

Manejo do Solo em Sistemas Agroflorestais

21 à 22 de dezembro 2019

3º Módulo

Agricultura Sintrópica em Sistemas Agroflorestais

25 à 26 de janeiro 2020

4º Módulo

Manejo da Água para implantação e manejo de SAFs

15 à 16 de fevereiro 2020

5º Módulo

Manejo Plantas Alimentícias Não Convencionais

28 à 29 de março 2020

6º Módulo

Avaliação Econômica de Sistemas Agroflorestais

25 à 26 de abril 2020

7º Módulo

Sistemas Agroflorestais com Juçara

23 à 24 de maio 2020

8º Módulo

Sistemas agroflorestais com foco cafeeiro

27 à 28 de junho 2020

9º Módulo

SAF com Plantas Medicinais e Aromáticas

25 à 26 de julho 2020

10º Módulo

Beneficiamento de Produtos Agroflorestais

29 à 30 de agosto 2020

11º Módulo

Poda Avançada em Sistemas Agroflorestais

26 à 27 de setembro 2020

12º Módulo

Formado em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela UENP, Permacultor formado pelo Instituto Çarakura, durante a formação despertou sua paixão pela área de preservação e conservação do meio ambiente, e desde os primeiros semestres procurou efetuar trabalhos seguindo essa linha de atuação, dentre esses trabalhos destaca-se o plantio e a bioconstrução. Já teve experiências com estruturas em bambu, técnicas bioconstrutivas como pau a pique ( Bambu a pique), Cob, Adobe, Hiperadobe, Taipa de pilão.

Luan Tchorla

Conheça nossos facilitadores

Comunicólogo, formado na UFRJ, Gerente de Projetos, formado na FGV. Atua há 15 anos no mercado de marketing digital. Participou do desenvolvimento de mais de 300 projetos de sites e sistemas na internet. É representante da Yunus Brasil no Espírito Santo. Atualmente está como Diretor de Novos Negócios na Grão Germinadora, desenvolvendo Startups de Inovação e Negócios Sociais. É gestor do AmoBrasil, empresa de turismo sustentável, e atua como Presidente do Ibietê, instituto de preservação e educação ambiental.

Thiago Sudré

Sou bióloga formada em 2005 e desde os primeiros anos da graduação trabalho com conservação. Tenho buscado diferentes ferramentas para conservar e manejar o meio ambiente, fiz mestrado e doutorado voltados para genética da conservação. Durante o doutorado conheci a agroecologia e tenho me aproximado desses preceitos desde então. Fiz especialização em agroecologia e estou trabalhando com o Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa desde 2018. Espero encontrar soluções, dentro das fundamentações agroecológicas, para um desenvolvimento sustentável associado à conservação do meio ambiente e concomitante com a viabilidade econômica.

Marina Gomes de Figueiredo

Sou bióloga recém formada pela UFES. Desde sempre procurando incessantemente formas de trabalhar e pensar sobre as questões ambientais e de conservação, buscando uma forma de deixar o mundo mais consciente de sua relação com o planeta, durante a graduação me envolvi brevemente com o coletivo de Agroecologia Casa Verde e conheci um pouco da possibilidade de atuação da Agroecologia no mundo, me apaixonei pela Agroecologia e pela Educação Ambiental que é onde acredito poder transformar a sociedade através da percepção dinâmica e didática sobre como somos parte da natureza, e não um ser fora dela, num fluxo comunidade e meio ambiente. Decidi trabalhar com os saberes tradicionais de plantas medicinais em culturas afrodescendentes, me aproximando ainda mais das plantas. Cultivo desde então um carinho especial pelas plantas medicinais e agora, no instituto Ibietê pretendemos unir esses saberes nas nossas Agroflorestas.

Gabriella Gabriel Ramaldes

Sou Biólogo e Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Durante a graduação iniciei meus trabalhos com agroecologia no Coletivo Casa Verde de Agroecologia atuando com educação ambiental, produção de mudas e compostagem. Durante esse período pude atuar na implementação e manejo de Sistemas agroflorestais, com foco nas técnicas de plantio e poda, visando a melhoria da qualidade do solo e uma produção sustentável de alimentos. Também atuei no manejo e identificação de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), visando diversificar os alimentos consumidos pela sociedade atual. Atualmente sou consultor botânico, educador ambiental na Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR) e criador de abelhas nativas sem ferrão (Meliponicultor). Tenho como objetivo contribuir para uma forma de produção de alimentos holística, similar à dinâmica dos ecossistemas naturais, que seja ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente viável.

Douglas Tinoco Wandekoken

Engenheiro Florestal, consultor ambiental, extensionista, com atuação há 10 anos no estado do ES. Acompanha e coordena projetos de recuperação de nascentes e matas ciliares. Experiência com implantação de sistemas agroflorestais, técnicas de conservação do solo e da água, saneamento ecológico e diagnósticos e planejamentos participativos com propriedades rurais. Foi coordenador geral do Projeto Plantadores de Água, patrocinado pelo Programa Petrobrás Ambiental, edital 2012. Coordenou diversas ações de educação ambiental, teórica e prática com agricultores de base familiar. Vale destacar o envolvimento com Unidades de Conservação de Proteção Integral e Uso Sustentável, do entorno da Serra do Caparaó. Possui experiencia na pesquisa científica sobre conservação da natureza, nos temas de agroecologia, solos, ecologia florestal e inventário florestal. Atualmente é mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia do IFES, campus de Alegre-ES.

Davi Salgado de Senna

Conheça os principais benefícios do do Programa Repense

VIVÊNCIAS PRÁTICAS E IMERSIVAS

Faça imersões presenciais e aprenda colocando a "mão na massa" com nosso time de especialistas

FORMAÇÃO LIVRE

Não é preciso nenhum pré-requisito e você pode repor suas aulas no ano seguinte ou solicitar de outro eixo

ENSINO A DISTÂNCIA

Vídeos e conteúdos extras na plataforma on-line e grupos de estudos pelo whatsapp 

HOSPEDAGEM

NA NATUREZA

Fique hospedado no dormitório ou no camping, em meio a natureza com conforto e segurança 

ALIMENTAÇÃO NATURAL

E COMPLETA

Venha saborear nossas deliciosas 

refeições orgânicas, naturais e produzidas dentro de nosso Instituto

CERTIFICADO

E MATERIAL DIDÁTICO

Receba materiais teóricos e práticos e retire ao final o seu certificado emitido pelo Instituto Ibietê

Aprenda como Agroflorestar e vamos juntos plantar florestas de comida!

Preço com desconto de 25% na mensalidade para os primeiros 10 assinantes.

Assinatura Promocional

R$

270,00

por

R$

360,00

de

______

Certificado e Material Didático

Hospedagem e Alimentação

12 módulos | 192h

Vivências Práticas e Imersivas

Acesso a Plataforma Online

Cada vivência dá direito a um final de semana imersivo no Instituto Ibietê, com todas as práticas, hospedagem e alimentação completa inclusa!

Vivências imersivas 

Sexta-feira

17h às 20h – Recepção;

20h às 21h – Jantar;

21h às 22h – Integração;

Sábado

7h às 8h – Vivência Matinal;

8h às 9h – Café da Manhã;

9h às 13h – Teoria/Prática;

13h às 14h – Almoço;

14h às 15h – Tempo Livre;

15h às 19h – Teoria/Prática;

19h às 20h – Tempo livre;

20h às 21h – Jantar;

21h às 23h – Confraternização;

Domingo

7h às 8h – Vivência Matinal;

8h às 9h – Café da Manhã;

9h às 13h – Teoria/Prática;

13h às 14h – Almoço;

14h às 15h – Fechamento;

Tenha experiências incríveis e transformadoras!

Trilhas pela mata e conexão com a Natureza

Alimentação vegana e natural

Dinâmicas integrativas e participativas 

Práticas corporais e de autoconhecimento

Novas amizades e pessoas incríveis

Roda de fogueira e troca de saberes

Veja o que nossos visitantes tem a dizer

Myrna Pinheiro Ferreira

"Há um tempo venho buscado uma vida mais leve, mais simples, sem amarras sociais. Surgiu então a oportunidade de integrar uma experiência pela qual eu ansiava há tempos, a de participar de algo coletivo, com um propósito maior. E essa oportunidade me foi dada pelo Instituto Ibietê. Foram dois dias imersa numa construção coletiva que mudou minha vida, me fez ver de verdade meu lugar no mundo e me ajudou a planejar meus próximos passos rumo a esse caminho de autoconhecimento e integração. Gratidão ao Instituto por abrir as portas, gratidão ao Universo pela chance. Vamos construir um mundo melhor, o mundo, ao contrário do que dizem alguns, está cheio de pessoas boas e do bem, basta elevarmos nossa vibração e nos conectarmos com quem busca os mesmo propósitos que nós."

Lucimar de Souza Barbosa

"Com alegria que tenho a oportunidade estar no Instituto Ibietê participando do retiro e do trabalho em mutirão de Bioconstrução. Já inscrita nas vivências do projeto "Repense" e com grande expectativa de aprendizado e de convívio de trocas de conhecimentos nesta fase de vida tao especial que me encontro. Gratidão!"

Anderson Luz

"Uma experiência incrível! Um lugar radiante e pessoas iluminadas que me ajudaram a repensar e despertar para a conscientização ambiental. Gratidão!"

Conheça nossos outros eixos temáticos

Venha nos fazer uma visita, será um prazer te receber!