PERÍODO DA FORMAÇÃO

Novembro 2019 à 

Outubro 2020

LOCAL

Instituto Ibietê - Marechal Floriano / ES (1h30 de Vitória)

CONTEÚDO

12 Módulos

192 horas práticas e teóricas

Uma formação voltada para pessoas que lidam com públicos, que estão conscientes de que a todo momento, desde o acordar ao deitar estamos constantemente educando e sendo educados, somos seres em movimento e em constante aprendizado. Aprendemos observando desde criança e assim como elas continuamos aprendendo e nos formando.


Você tem noção do quanto de você é realmente você ou é o ambiente, a sociedade e a cultura em que você está inserido que te definem?


Para quem simplesmente gosta de questionar-se sobre sua relação com esses fatores que nos envolvem, ou para você que está intrinsecamente relacionado ao público, formadores, educadores, professores, palestrantes entre toda a gama de pessoas que falam e ouvem outras pessoas. Vamos aprender, repensar e conhecer sobre nós, nossa forma de se comunicar, com quem falamos e como falamos.


Desde abordagens didática, prática, lúdica e sensível a abordagens tecnológica e moderna, vamos repensar a educação como formadores ativos no processo do despertar dessa nova consciência planetária, integrada com a natureza como ela realmente é em nós.


Conheça os módulos dessa formação

Dimensões Afetivas com o que é ser natureza

1º Módulo

30 de nov. à 01 de dez. 2019

Expressando o Homem e Mulher Natureza

2º Módulo

21 à 22 de dezembro 2019

Mãe Terra 

Somos Seus Filhos

3º Módulo

25 à 26 de janeiro 2020

Antroposofia e o Impulso da Agricultura Biodinâmica

4º Módulo

29 de fev. à 01 de mar. 2020

Pedagogia Waldorf e as Escolas do Futuro

5º Módulo

28 à 29 de março 2020

Educação Arte e Tecnologia

6º Módulo

25 à 26 de abril 2020

A Humanidade, o Riso e o Mundo Sustentável

7º Módulo

30 à 31 de maio 2020

Meio Ambiente e Sociedade - O Despertar

8º Módulo

27 à 28 de junho 2020

Meio Ambiente e Sociedade - O Realizar

9º Módulo

25 à 26 de julho 2020

Meio Ambiente e Sociedade - O Celebrar

10º Módulo

29 à 30 de agosto 2020

Que Mundo

É Esse?

11º Módulo

26 à 27 de setembro 2020

Educação para

Nova Era

12º Módulo

24 à 25 de outubro 2020

Conheça nossos facilitadores

É atriz, palhaça, agitadora cultural formada em Artes Cênicas pela UFOP-MG/ 2004, mestranda  do Curso de Humanidades no IFES- Vitória/ 2019. É cofundadora da Árvore Casa das Artes-Vitória ES. Há mais de quinze anos seu trabalho com a arte tem ligação intima com a formação de grupos, as práticas coletivas e a educação popular. Na Palhaçaria realizou formações com mestres como Ricardo Puccetti do Lume Teatro- Unicamp, Esio Magalhães do Barracão Teatro-Campinas. Pepe Nunes- Florianópolis, Carla Concá- Grupo Marias da Graça-Rio de Janeiro. No último ano trabalhou como palhaça convidada na Cia Circo Teatro Capixaba- Patrimônio da Penha- ES, realizando mais de 50 apresentações de espetáculos em regiões de vulnerabilidade social em todo o Espírito Santo. Coordena o “Projeto Morro Vivo”, iniciativa de agricultura urbana e ambientes sustentáveis no Morro da Piedade e Fonte Grande- Vitória ES. Também atualmente é uma das propositoras do “Projeto Circo na Floresta” em parceria com o Circo Infinito onde atuam com atividades circenses ligando o riso a educação ambiental.

Vanessa Darmani

Sou bióloga formada em 2005 e desde os primeiros anos da graduação trabalho com conservação. Tenho buscado diferentes ferramentas para conservar e manejar o meio ambiente, fiz mestrado e doutorado voltados para genética da conservação. Durante o doutorado conheci a agroecologia e tenho me aproximado desses preceitos desde então. Fiz especialização em agroecologia e estou trabalhando com o Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa desde 2018. Espero encontrar soluções, dentro das fundamentações agroecológicas, para um desenvolvimento sustentável associado à conservação do meio ambiente e concomitante com a viabilidade econômica.

Marina Gomes de Figueiredo

Sou bióloga recém formada pela UFES. Desde sempre procurando incessantemente formas de trabalhar e pensar sobre as questões ambientais e de conservação, buscando uma forma de deixar o mundo mais consciente de sua relação com o planeta, durante a graduação me envolvi brevemente com o coletivo de Agroecologia Casa Verde e conheci um pouco da possibilidade de atuação da Agroecologia no mundo, me apaixonei pela Agroecologia e pela Educação Ambiental que é onde acredito poder transformar a sociedade através da percepção dinâmica e didática sobre como somos parte da natureza, e não um ser fora dela, num fluxo comunidade e meio ambiente. Decidi trabalhar com os saberes tradicionais de plantas medicinais em culturas afrodescendentes, me aproximando ainda mais das plantas. Cultivo desde então um carinho especial pelas plantas medicinais e agora, no instituto Ibietê pretendemos unir esses saberes nas nossas Agroflorestas.

Gabriella Gabriel Ramaldes

Eu Sou Engenheira Agrônoma formada pelo CCA-UFES em 2004, alinhada com os

princípios da agroecologia desde a graduação, fiz especialização em Agricultura

Biodinâmica pelo instituto Elo de Botucatu-SP.

Sou membro da ABD (Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica) desde 2007 e

atuo como Consultora, orientando no processo de formação do organismo agrícola,

elaboração do plano de manejo e condução do processo de certificação.

Com a Antroposofia aprendi que a Agricultura é a base de nossa existência física aqui

na terra, sendo o fundamento de toda cultura. Ela tem algo a ver com todos.

Nas últimas duas décadas me dediquei ao estudo e desenvolvimento da Agroecologia

e da Biodinâmica, adquirindo experiência no cultivo de plantas aromáticas e extração

de óleos essenciais, Agrofloresta e produção de Cafés Especiais.

Roberta Tressmann

Acredita que cada indivíduo possui um potencial de transformação e que juntos somos parte da mudança. Adora ler, estudar e experimentar assuntos, como: Inovação Social, Criatividade, Empreendedorismo, Novas Tendências, Inteligência Coletiva, Conversas Significativas e Formação de Redes. É ambientalista e ativista por natureza, se formou em Oceanografia fortalecendo uma visão sistêmica dos processos socioambientais e reconhece que o futuro começa agora. Tem o privilégio de cocriar sonhos e projetos reais com pessoas maravilhosas e hoje se enxerga como uma Desing de Futuros Desejáveis, possui MBA em Administração do Terceiro Setor, MBA de Liderança, Inovação e Gestão e formação em Coaching, mas gosta mesmo é de aprender na escola da vida.

Amanda Albano

Empreendedor apaixonado por inovação social e sustentabilidade. Facilita workshops sobre empreendedorismo, criatividade e inovação. Sócio Co-criador da Grão Germinadora, uma aceleradora de projetos que desenvolve pessoas para germinarem soluções para problemas reais. Atua em startups e organizações, no papel de Diretor de Marketing e Gestor de Projetos. Futurista, acredita no design do invisível para criar futuros desejáveis. Hoje ajuda pessoas a conceber e evoluir ideias e transforma-las em negócios que tenham um impacto socio-ambiental positivo alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UVV e investigador de novas economias, novas tendências para cocriar um novo mundo colaborativo.

Daniel Souza

Membro da Sociedade Antroposofica, Formada em Pedagogia Waldorf (pelo Instituto Minguilin,RJ), Professora Waldorf no Jardim Escola Michaelis do RJ, Pedagoga pelo ISERJ e Pós graduação em Psicomotricidade Pela Gama Souza-RJ.

Isabel Santos

Designer graduado pela Ufes e especialista em educação a distância (EaD). Mestrando em Educação do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) com pesquisa na área de cultura maker. Já atuou como gestor de inovação em OPARQUE Grupo Criativo e em Pedivela Soluções Logísticas. Programador, entusiasta de tecnologia e inovação desde 2003, atua conectando o mundo físico ao digital. Participante do USP / Claro Campus Mobile, segundo lugar na competição internacional Gambiarra Tech, mentor de inovação em eventos, como o Desafio Ifes de Negócios Sociais. Atua como servidor técnico-administrativo do Ifes na área de EaD e formação de professores. É Diretor de Infraestrutura em InovaTE - Associação para Inovação e fundador da Inorama Mundo Maker, startup de educação e tecnologia localizada em Vitória ES. 


Marcos Accioly

Conheça os principais benefícios do do Programa Repense

VIVÊNCIAS PRÁTICAS E IMERSIVAS

Faça imersões presenciais e aprenda colocando a "mão na massa" com nosso time de especialistas

FORMAÇÃO LIVRE

Não é preciso nenhum pré-requisito e você pode repor suas aulas no ano seguinte ou solicitar de outro eixo

ENSINO A DISTÂNCIA

Vídeos e conteúdos extras na plataforma on-line e grupos de estudos pelo whatsapp 

HOSPEDAGEM

NA NATUREZA

Fique hospedado no dormitório ou no camping, em meio a natureza com conforto e segurança 

ALIMENTAÇÃO NATURAL

E COMPLETA

Venha saborear nossas deliciosas 

refeições orgânicas, naturais e produzidas dentro de nosso Instituto

CERTIFICADO

E MATERIAL DIDÁTICO

Receba materiais teóricos e práticos e retire ao final o seu certificado emitido pelo Instituto Ibietê

Aprenda as Novas Formas de Educar  

para mudar o mundo!

Preço com desconto de 25% na mensalidade para os primeiros 10 assinantes.

Assinatura Promocional

R$

270,00

por

R$

360,00

de

______

Certificado e Material Didático

Hospedagem e Alimentação

12 módulos | 192h

Vivências Práticas e Imersivas

Acesso a Plataforma Online

Cada vivência dá direito a um final de semana imersivo no Instituto Ibietê, com todas as práticas, hospedagem e alimentação completa inclusa!

Vivências imersivas 

Sexta-feira

17h às 20h – Recepção;

20h às 21h – Jantar;

21h às 22h – Integração;

Sábado

7h às 8h – Vivência Matinal;

8h às 9h – Café da Manhã;

9h às 13h – Teoria/Prática;

13h às 14h – Almoço;

14h às 15h – Tempo Livre;

15h às 19h – Teoria/Prática;

19h às 20h – Tempo livre;

20h às 21h – Jantar;

21h às 23h – Confraternização;

Domingo

7h às 8h – Vivência Matinal;

8h às 9h – Café da Manhã;

9h às 13h – Teoria/Prática;

13h às 14h – Almoço;

14h às 15h – Fechamento;

Tenha experiências incríveis e transformadoras!

Trilhas pela mata e conexão com a Natureza

Alimentação vegana e natural

Dinâmicas integrativas e participativas 

Práticas corporais e de autoconhecimento

Novas amizades e pessoas incríveis

Roda de fogueira e troca de saberes

Veja o que nossos visitantes tem a dizer

Myrna Pinheiro Ferreira

"Há um tempo venho buscado uma vida mais leve, mais simples, sem amarras sociais. Surgiu então a oportunidade de integrar uma experiência pela qual eu ansiava há tempos, a de participar de algo coletivo, com um propósito maior. E essa oportunidade me foi dada pelo Instituto Ibietê. Foram dois dias imersa numa construção coletiva que mudou minha vida, me fez ver de verdade meu lugar no mundo e me ajudou a planejar meus próximos passos rumo a esse caminho de autoconhecimento e integração. Gratidão ao Instituto por abrir as portas, gratidão ao Universo pela chance. Vamos construir um mundo melhor, o mundo, ao contrário do que dizem alguns, está cheio de pessoas boas e do bem, basta elevarmos nossa vibração e nos conectarmos com quem busca os mesmo propósitos que nós."

Lucimar de Souza Barbosa

"Com alegria que tenho a oportunidade estar no Instituto Ibietê participando do retiro e do trabalho em mutirão de Bioconstrução. Já inscrita nas vivências do projeto "Repense" e com grande expectativa de aprendizado e de convívio de trocas de conhecimentos nesta fase de vida tao especial que me encontro. Gratidão!"

Anderson Luz

"Uma experiência incrível! Um lugar radiante e pessoas iluminadas que me ajudaram a repensar e despertar para a conscientização ambiental. Gratidão!"

Conheça nossos outros eixos temáticos

Venha nos fazer uma visita, será um prazer te receber!